segunda-feira, 11 de maio de 2009

Tentativa de objeto interativo...

Fazendo uma retrospectiva...


No início, eu não compreendi muito bem o porquê da proposta do objeto interativo e pensei que era algo quase impossível de fazer. O processo de construção foi longo e marcou-se por inúmeras discussões em torno das idéias da turma, sempre com o objetivo de aperfeiçoar o que fora pensado inicialmente.





Na verdade, o primeiro passo foi levar um "ensaio" de objeto que tivesse um mecanismo eletrônico. Levei um gatinho, brinquedo de infância, que começa a miar quando alguém põe ele na mão. O mecanismo é de acionamento da bateria através do contato com a pele. Dentro do gatinho coloquei luzes daquelas de bugiganga de festa de 15 anos e, assim, o gatinho miava e brilhava ao mesmo tempo. Para colocar os dois juntos, aproveitei o magnetismo das baterias.











O segundo passo foi apresentar uma idéia nossa de objeto interativo através de um desenho e uma maquete. A minha foi a de um copo com três canudos, em que o do meio liberaria bolhas de sabão e os outros dois acionariam leds para gerar um efeito legal das bolhas no espaço. Tudo seria acionado pela pressão do sopro da pessoa -ao contrário do que o canudo sugere, que é de sugar o ar-. Por fim, percebi que seria difícil fazer isso e que a água com sabão impediria a mobilidade do objeto...acredito que nesse momento eu estava começando a captar melhor a proposta.




Depois dessa fase, a proposta do objeto começou a caminhar para algo mais concreto. Só que eu mudei de idéia...arrisquei outra coisa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário